segunda-feira

Reflexão do Dia

COMO AGIR EM MEIO AOS PROBLEMAS

Todas as coisas que Deus permite que aconteçam em sua vida, é permitido por um grande e eterno propósito: trabalhar seu caráter para ser semelhante à imagem de Cristo. É para seu crescimento e para a glória de Deus, é um plano com a garantia de sucesso. Vai ser completado quando você chegar no céu.
Como é propósito de Deus fazer você ser semelhante a Jesus, Ele vai levar você através das mesmas experiências que Jesus passou “ incluindo solidão, tentação, estresse, críticas, rejeição e muitos outros tipos de problemas. Por que Deus nos isentaria do que ele permitiu que Seu filho passasse? A Bíblia diz que Jesus "aprendeu a ser obediente através do sofrimento" e "foi feito perfeito através do sofrimento." Crescemos do mesmo jeito e Jesus é o nosso modelo. (Romanos 8:17) (BV)"” pois tudo quanto Deus dá a seu Filho Jesus agora é nosso também. Mas se vamos participar de sua glória precisamos participar também de seu sofrimento."

Alguns acreditam, de maneira errada, que Deus nunca quer que os cristãos sofram. Mas, sermos semelhantes a Jesus significa serviço, sacrifício e sofrimento, como aconteceu com Ele. A Bíblia repetidamente mostra que o sofrimento é muitas vezes a vontade de Deus para nossas vidas. De fato, muitas vezes sofremos mais porque somos cristãos.

Deus nos diz para considerar esse privilégio. "Sim, o sofrimento virá da parte daqueles que odeiam a Cristo Jesus sobre todos que decidiram levar uma vida piedosa para agradar-Lhe." 2 Tm 3:12 (BV)
A bondade e a graça de Deus não significam que você nunca será machucado, triste ou infeliz. Deus permite a dor porque Ele está mais interessado em seu caráter do que em seu conforto. Ele deseja aperfeiçoar você e não agradá-lo. Seu alvo para a sua vida é a santidade e não a felicidade.

Ele sempre valoriza mais o espiritual do que o material, porque é este que vai permanecer eternamente. Algumas vezes, Ele permite que Satanás tire o seu conforto, como no caso de Jó, para que com isso produza um caráter eterno.

Não se surpreenda ou reclame de "injustiça" ou fique amargo por causa disso. Perceba que tudo é parte de seu processo de amadurecimento.

O potencial dos problemas e a dor

A dor tem uma importância indispensável em seu crescimento para a maturidade espiritual. De fato, você não pode se tornar semelhante a Cristo sem algum sofrimento. Somos como jóias, moldados com o martelo e o cinzel da adversidade. Se o martelo do joalheiro não for suficientemente forte para nivelar nossas rudes arestas, Deus usa uma marreta. Se formos teimosos, Ele usará uma britadeira.Ele usará o que for preciso.

Os problemas sempre trazem muitos benefícios para as vidas dos crentes:1. Os problemas podem chamar nossa atenção
Eliú disse: "Deus ensina às pessoas através do sofrimento e usa a aflição para abrir nossos olhos." (Jó 36:15)

Este é o único possível benefício para os descrentes, os problemas podem servir para um despertar espiritual proveniente de Deus. C.S. Lewis disse: "Deus nos sussurra em nossos prazeres, mas grita em nossas dores." Raramente mudamos até que nossa dor se torne maior que o nosso medo de mudança. Não é o "ver a luz" mas o "sentir o calor" que chama nossa atenção.

2. Os problemas podem nos ensinar a depender de Deus
Paulo dá um testemunho desse benefício: "Sentimos que estávamos condenados à morte. E percebemos como éramos fracos demais para socorrer-nos a nós mesmos; isso, porém, foi bom, porque assim colocamos tudo nas mãos de Deus, o Único que poderia salvar-nos¦". (2 Coríntios 1:9) Você nunca saberá que Deus é tudo que você precisa até saber que Deus é tudo que você tem.

3. Os problemas podem testar e purificar sua fé
A Bíblia, muitas vezes, compara as provações com o refinamento de metais através do fogo, que queima limpando as impurezas. Pedro disse: "Essas provações são para mostrarem que a fé que vocês têm é verdadeira.(...) Assim a fé que vocês têm, que vale muito mais que o ouro..." (1 Pedro 1:7)

Perguntaram ao ourives: "Como você sabe quando o ouro está puro?" Ele respondeu: "Quando vejo meu reflexo nele." Quando sua fé está pura, as pessoas podem ver o reflexo de Jesus em você.Alguém comparou as pessoas aos sachês de chá. Você não sabe o que há dentro até colocá-los na água. Tiago disse: "Sob pressão, sua fé é forçada a se abrir e mostrar suas cores verdadeiras." (Tiago 1:2) (Tradução livre)

4. Os problemas podem desenvolver nosso caráter
Você não desenvolve seu caráter numa sala de aula, mas nas circunstâncias da vida. Cada situação é uma oportunidade para o desenvolvimento do caráter, mas as circunstâncias que mais nos machucam são aquelas de maior potencial para desenvolver nossa musculatura espiritual e as fibras morais. Paulo disse: "¦pois sabemos que os sofrimentos produzem paciência. E a paciência produz caráter¦" (Romanos 5:3-4)
As circunstâncias do que acontece ao seu redor não são tão importantes quanto aquelas que acontecem dentro de você. As circunstâncias são temporárias, mas o caráter que você desenvolve é para sempre.

5. Os problemas podem preparar-nos para a eternidade
Este é o alvo de Deus a longo prazo. Romanos 8:17 diz: "¦Porque, se participamos dos sofrimentos de Cristo, também tomaremos parte na sua glória."E Pedro nos lembra: "Fiquem felizes com a chance de sofrer como Cristo sofreu. Isso vai prepará-los para uma ainda maior felicidade quando Ele retornar." (Tradução livre)

Estou certo que você percebeu que esses são benefícios potenciais, não garantidos. Os problemas não amadurecem você automaticamente. Muita gente fica amarga e, em vez de melhorar, nunca cresce. Esses benefícios ocorrem somente quando você escolhe dar as respostas certas aos seus problemas. Há algumas verdades que precisam ser lembradas e algumas ações que precisam ser praticadas se você desejar crescer resolvendo seus problemas.

O que lembrar quando as provações chegam

1. Lembre-se que as intenções de Deus são sempre boas
Ele sabe o que é melhor para você e tem em Seu coração o maior interesse por você. Deus disse a Jeremias: "Só eu conheço os planos que tenho para vocês: prosperidade e não desgraça e um futuro cheio de esperança." (Jeremias 29:11)José entendeu isto quando disse aos seus irmãos (que o venderam como escravo): ...vocês planejaram aquela maldade contra mim, mas Deus mudou o mal em bem..." (Genesis 50:20)
Ezequias mostrou o mesmo sentimento sobre os problemas de enfermidade em sua vida:" Eu sei que foi para meu próprio bem que sofri tanta aflição. Mas teu amor me protegeu da destruição na profunda cova..."(Isaias 38:17) Note que Deus o protegeu na cova profunda e da cova profunda!
Deus não quer tirar você das provações. Se Ele fizesse isso, você não teria oportunidade de crescer. Esta é a razão porque Deus diz "não" a algumas orações de libertação que fazemos."Deus está fazendo o melhor para nós, treinando-nos para viver com Ele em santidade." (Tradução livre) Hebreus 12:7

2. Lembre-se que a dor é temporária mas a recompensa é eterna
Moisés foi capaz de suportar 40 anos de pressão constante e problemas de liderança "porque ele estava olhando para frente, para a recompensa." (Hebreus 11:26) Este foi também o segredo de Paulo para enfrentar suas dores: "Nossas tribulações presentes são pequenas e momentâneas. Ainda assim produzem em nós glória imensurável que dura para sempre!" " Considero que os nossos sofrimentos atuais não podem ser comparados com a glória que em nós será revelada." (Romanos 8:18)

Pr. Rick Warren