sexta-feira

Reflexão do Dia

Deus nos fez para sua família.

Em outras palavras, Deus queria uma família. Ele queria mais do que só criaturas. Ele não queria só anjos, animais e plantas. Ele queria uma família. A Bíblia fala que a razão pela qual você existe é porque Deus queria que fizesse parte da sua família, fazendo com que você seja único. E essa família vai durar para sempre.
A Bíblia diz o seguinte, “Seu plano imutável sempre foi nos adotar para a sua própria família, trazendo-nos a si mesmo por meio de Jesus Cristo. E isso lhe trouxe grande prazer.” Ele fez para o seu próprio prazer. Deus queria uma família e queria que fizesse parte dela.
Sua família espiritual, a família de Deus, vai durar mais do que sua própria família terrena. Famílias terrenas não duram. Eles crescem, se mudam, morrem, há o divórcio, a morte. Famílias terrenas não duram. Mas a família de Deus durará para eternidade.
A Bíblia diz que Deus nunca quis que você passasse a vida sozinho. De fato, Deus odeia solidão. Quando Deus criou o homem, Ele o colocou dentro do Jardim do Éden, um ambiente perfeito, e a primeira coisa que disse foi: “Não é bom que o homem esteja só”. Ele não está falando se você vai se casar ou não. Se você casar ou não, não é o ponto. O ponto é que Deus quer colocar você numa família espiritual e essa família é a família de Deus.
Quando você nasceu fisicamente, automaticamente se tornou parte da família humana. Você não teve escolha. O momento em que nasceu, se tornou parte da família humana. Mas se tornar parte da família de Deus é uma escolha. Você tem que escolher fazer parte dela. Você não é automaticamente parte da família de Deus. É sua escolha. A Bíblia fala isso em 1 Pedro, “Deus nos deu o privilégio de nascermos de novo, de modo que agora somos membros da família do próprio Deus.”
O que significa “nascer de novo”? Significa que tomo a decisão de dizer: “Eu não quero ser apenas parte da família humana. Quero ser parte da família de Deus. Vou segui-lo e a seus caminhos.” Significa que tenho um novo começo na vida: Tudo que tenho feito de errado. Tudo que arrependi de ter feito. Toda a vergonha. Tudo que desejo não ter feito no passado. Deus fala: “ Foram todos apagados, perdoados! Comece de novo. Nós vamos te dar um quadro limpo.” É como recomeçar novamente. Nova vida. Novo começo. É isso que significa – nascer de novo. Não é como reencarnação. Significa que você tem um novo começo na vida.
O que é a família de Deus? “Essa família é a igreja do Deus vivo, o apoio e fundamento da verdade.” Isto é muito importante. A igreja não é uma instituição, não é burocracia, não é uma organização e não é um clube social. A igreja é a família de Deus. Não entendo porque algumas igrejas não entendem isso. Não é sobre regras, regulamentos, rituais e religião. É sobre relacionamentos. A igreja é sobre aqueles que decidiram fazer parte da família de Deus para sempre e é sobre amor. É sobre relacionamentos.
Diz, “Essa família é o apoio e fundamento da verdade.” Sublinhe “apoio e fundamento”. O que acontece quando um prédio não tem apoio e fundamento? Ele desaba. Se você não tem apoio e fundamento no alicerce do prédio, ele desabará quando o terremoto vier.
Deus fala que sua vida é a mesma coisa. Você terá alguns terremotos na sua vida – terremotos pessoais, financeiros, na saúde e emocionais. Talvez tenha terremotos em seu casamento, se você se casar. Você terá terremotos na carreira. Quando esses tempos difíceis vêm na sua vida, se não tiver uma família espiritual, você vai desabar. Você não conseguirá cumprir os propósitos de Deus sozinho. Deus nos criou com a necessidade de outras pessoas na sua vida. Precisamos um do outro na família de Deus.
É por isso que na nossa igreja trabalhamos com grupos pequenos. Quando você tem um problema e faz parte de um pequeno grupo, eles te ajudam. Quando está no hospital, eles cuidam das suas necessidades. Quando precisa que alguém traga uma refeição para você porque está doente, eles trazem a refeição. Na igreja cuidamos uns dos outros. Honestamente, sinto pena de pessoas que não têm uma família espiritual para cuidar deles quando estão numa crise.
1 Pedro diz isso, “Mostrem um amor especial pelo povo de Deus.” Você está fazendo isso? Você ama sua família espiritual? Talvez você está dizendo, “Nem mesmo tenho uma!” Convidamos você para fazer parte da Comunidade Cristã na Cidade dos Funcionários. Tem muitas famílias espirituais boas nessa região. Escolha uma.

Por que isso é importante – amar sua família espiritual? Porque quando você chegar ao céu, terá duas coisas para fazer: a primeira é amar Deus e a segunda é amar as outras pessoas. É chamado adoração e comunhão. O que Deus quer faça enquanto está aqui na terra? A mesma coisa. Treine! Ele não só quer que você o ame, mas também quer que ame os outros. Por que? Porque Deus é amor. Ele quer que você treine.

O segundo propósito da vida é aprender amar aos outros.

O primeiro propósito da vida é aprender amar Deus e o segundo propósito da vida é aprender amar as outras pessoas. Porque Deus quer que você seja como Ele. Ele te ama e ama os outros. É por isso que você precisa de uma igreja local. É um laboratório para aprender a amar a família de Deus.

Escuto pessoas falando o tempo todo: “Eu não preciso de uma igreja. Posso sair na natureza sozinho e adorar a Deus sozinho na natureza.” Claro que pode. Quem você acha que criou a natureza? Deus! É por isso que você se sente tão próximo de Deus na natureza. É claro que pode adorar Deus sozinho na natureza.

Mas você não consegue amar outras pessoas na natureza sozinho. É por isso que precisa de uma família. E Deus quer que aprendamos o amor verdadeiro. Isso quer dizer aprender a amar as pessoas de forma real, não somente de forma ideal. Então Ele colocou algumas pessoas ao nosso redor que são difíceis de amar. Eu as chamo de “lixa celestial”. Conhece alguém assim? Eles te esfregam da maneira errada. Deus quer ensinar o amor verdadeiro a você – “Morar em cima com aqueles que amamos, ó glória. Mas morar em baixo com aqueles que conhecemos, isso é outra história!”

Cada família tem um Tio Mané, meio esquisito. Ele vem para o almoço de Páscoa e você está pensando, “Ah não! Tio Mané estará lá!” Tem em cada pequeno grupo, em cada família, em cada igreja. Deus os coloca intencionalmente nesses lugares para que possamos aprender a amar. A luz está acesa, mas ninguém está em casa. Algumas batatas fritas a menos no Lanche Feliz. O elevador não vai até o final. Eles não conseguem pegar todas as dicas sociais.

Se não vem à sua mente imediatamente de quem estou falando, eu temo falar, mas é você! Se aquela pessoa não vem à mente – “Quem é a pessoa na minha família que é assim?” É você! Mas nós precisamos de você e você precisa de nós. Porque Deus quer que aprendamos o amor verdadeiro. É fácil amar os “amáveis”. Mas Deus nos coloca perto de outras pessoas, que são um pouco difíceis de amar, porque você não pode cumprir os propósitos de Deus sozinho. Ninguém tem tudo sobre controle. Eu não tenho, você não tem. É por isso que precisamos um do outro.

A Bíblia diz, “Assim também em Cristo nós, que somos muitos, formamos um corpo, e cada membro está ligado a todos os outros.”

Vamos revisar. Primeiro, você foi planejado para agradar a Deus. Então o primeiro propósito da vida é conhecer e amar Deus também. Segundo, Deus te fez para sua família, então o segundo propósito da vida é entrar numa família espiritual e começar a aprender amar outras pessoas. Amar Deus e amar outras pessoas.

Pr. Rick Warren

quarta-feira

Reflexão do Dia

Andando com Deus

Introdução
A Bíblia diz que Adão, quando pecou, se escondeu da presença de Deus (Gênesis 3:8). Caim, em rebeldia, retirou-se da presença de Deus (Gênesis 4:16). Jonas, em desobediência a um chamado do Senhor, se dispôs a fugir da presença d'Ele (Jonas 1:3).Há um provérbio popular que diz: diga-me com quem tu andas que eu direi quem tu és. Esse provérbio é bem real. Quando andamos com uma pessoa somos influenciados por ela, e ficamos parecidos nas atitudes e aparência.
Certamente que esta também é uma verdade com relação àqueles que andam com Deus. Filipe não entendeu esta verdade quando pediu a Jesus que lhe mostrasse o Pai. Jesus declarou para Filipe: tanto tempo estou com você e me pede para te mostrar o Pai? Quem vê a mim vê o Pai. (João 14:9). Porque Filipe podia ver o Pai olhando para Jesus? Porque Jesus andava com Deus.

O maior privilégio do homem
Andar com Deus é o maior privilégio que um homem pode ter. Por isso, quando Deus fez um pacto com Abraão, exigiu que ele fosse perfeito. Como? Andando em sua presença. E ainda hoje o Senhor continua a nos desafiar dizendo: Vem! Segue-me. Mas como podemos andar com Deus?Talvez você esteja seguindo na direção contrária. Para andar com Deus terá de mudar de direção. Talvez você esteja seguindo por outro caminho. Para andar com Deus só há um caminho: Jesus (João 14:6).
Talvez você esteja acostumado a tomar as próprias decisões. Para andar com Deus, terá de ser guiado por Ele, terá de seguir a direção que Ele indicar. Isto significa renúncia, humildade, dependência.
Para andar com Deus, precisará de vestes e calçados apropriados. Você terá de despojar-se da velha natureza, dos velhos hábitos e costumes, de toda maldade, e revestir-se da misericórdia, bondade, humildade, delicadeza e paciência (Colossenses 3:12).
Para andar com Deus, você precisa estar interessado no que Ele tem a dizer, e deve ouvi-lO com atenção.Para andar com Deus, vai precisa gostar da companhia d'Ele, ou então não vai conseguir segui-lO. Para andar com Deus, vai precisar gostar das demais pessoas que também andam com Ele.
Para andar com Deus, você tem de parar de murmurar. Nem Deus gosta de andar com pessoas deprimentes, que só têm queixas. Por isso que Ele procura adoradores e não murmuradores. E você, deseja andar com Deus? Jesus disse que as suas ovelhas o seguem porque conhecem a sua voz (João 10:4). Você tem seguido a Jesus?

Benefícios para aqueles que andam com Deus
Existem grandes benefícios para aqueles que andam com Deus, para aqueles que seguem ao Senhor. Aquele que caminha com Deus não se cansa, pois Ele renova a sua forças (Isaias 40:31). Você jamais vai se cansar de andar com o Senhor, pois Ele vai te aliviar da pesada carga, do pesado jugo, do pesado fardo (Mateus 11:28-30).
Aquele que anda com Deus é protegido e guardado de todo mal. Nada lhe poderá fazer o leão que ruge em derredor, as setas que voam por todos os lados, as armadilhas que são postas no caminho e, nem mesmo as pedras que tentam lhe fazer tropeçar e cair (Salmos 23:4; 91:4).
Quem está protegido não tem o que temer, e pode andar em paz. Quem anda com Deus tem paz (João 14:27). E em meio às lutas e provações, prossegue: de mãos dadas com o Senhor, ou carregado em Seu colo. Aquele que anda com Deus é sustentado por Ele (Mateus 6:25-26). Não vai ter problemas com o calor, com a falta de água, comida ou roupa.Você conta seus segredos para qualquer pessoa? Certamente que não! Contamos nossos segredos para aquelas pessoas com quem temos intimidade. Aquele que anda com Deus passa a ter intimidade com Ele, e se torna Seu amigo. E a esses, Deus revela os Seus planos, as Suas intenções, os Seus segredos (Gênesis 18:16; Êxodo 33:12-13).
Aquele que anda com Deus não se perde no caminho. Aquele que anda com Deus chega lá, pois é desejo do Senhor que, onde Ele estiver, estejamos nós também (João 14:3b). Vale a pena andar na presença do Senhor. Moisés sabia disso, por isso, quando o Senhor mandou que ele seguisse em frente com o povo, ele declarou: se a Tua presença não vai comigo, não nos faças subir deste lugar (Êxodo 33:15). Moisés sabia que a presença do Senhor é que mostrava que eles eram diferentes dos outros povos da terra.
A presença do Senhor faz toda a diferença na vida do seu povo. Você pode ter de tudo, mas se não tiver a presença do Senhor na sua vida, é como se não tivesse nada. O Senhor cumpriu todas as promessas que fez a Abraão, porque Abraão cumpriu a exigência do Senhor Deus. Ele foi perfeito, caminhando na presença do Senhor.

Conclusão
Alguns, como Adão, estão tentando se esconder da presença do Senhor, porque pecaram. Outros, como Jonas, tentam fugir da presença d'Ele, porque estão em desobediência. E ainda outros, como Caim, estão saindo da presença do Senhor, porque não estão dispostos a romper com o pecado. E, há aqueles que nunca estiveram na presença do Senhor.
Você tem andado com Deus? Ou está andando sozinho, talvez seguindo o caminho do mundo, ou seguindo pessoas que te levam para a perdição? Hoje você pode fazer uma escolha. O Senhor está presente neste lugar e te convida: Vem, segue-me. Você está disposto a caminhar com Deus?

Jair Souza Leal

Programa de Rádio, com Pr. Salomão Liberato

PROGRAMA DA TARDE - GOSPEL FM 97,3

Sintonize o seu rádio numa estação que abençoa o seu lar: Gospel FM 97,3.
De seg. à sex., de 16h às 18h, o Pr. Salomão Liberato comando o Programa da Tarde, com muita música, alegria, informações, reflexão do dia e muito mais.
Participe e dexie sua tarde mais animada com a presença de Deus!
salomao_liberato@hotmail.com

segunda-feira

Reflexão do Dia

COMO AGIR EM MEIO AOS PROBLEMAS

Todas as coisas que Deus permite que aconteçam em sua vida, é permitido por um grande e eterno propósito: trabalhar seu caráter para ser semelhante à imagem de Cristo. É para seu crescimento e para a glória de Deus, é um plano com a garantia de sucesso. Vai ser completado quando você chegar no céu.
Como é propósito de Deus fazer você ser semelhante a Jesus, Ele vai levar você através das mesmas experiências que Jesus passou “ incluindo solidão, tentação, estresse, críticas, rejeição e muitos outros tipos de problemas. Por que Deus nos isentaria do que ele permitiu que Seu filho passasse? A Bíblia diz que Jesus "aprendeu a ser obediente através do sofrimento" e "foi feito perfeito através do sofrimento." Crescemos do mesmo jeito e Jesus é o nosso modelo. (Romanos 8:17) (BV)"” pois tudo quanto Deus dá a seu Filho Jesus agora é nosso também. Mas se vamos participar de sua glória precisamos participar também de seu sofrimento."

Alguns acreditam, de maneira errada, que Deus nunca quer que os cristãos sofram. Mas, sermos semelhantes a Jesus significa serviço, sacrifício e sofrimento, como aconteceu com Ele. A Bíblia repetidamente mostra que o sofrimento é muitas vezes a vontade de Deus para nossas vidas. De fato, muitas vezes sofremos mais porque somos cristãos.

Deus nos diz para considerar esse privilégio. "Sim, o sofrimento virá da parte daqueles que odeiam a Cristo Jesus sobre todos que decidiram levar uma vida piedosa para agradar-Lhe." 2 Tm 3:12 (BV)
A bondade e a graça de Deus não significam que você nunca será machucado, triste ou infeliz. Deus permite a dor porque Ele está mais interessado em seu caráter do que em seu conforto. Ele deseja aperfeiçoar você e não agradá-lo. Seu alvo para a sua vida é a santidade e não a felicidade.

Ele sempre valoriza mais o espiritual do que o material, porque é este que vai permanecer eternamente. Algumas vezes, Ele permite que Satanás tire o seu conforto, como no caso de Jó, para que com isso produza um caráter eterno.

Não se surpreenda ou reclame de "injustiça" ou fique amargo por causa disso. Perceba que tudo é parte de seu processo de amadurecimento.

O potencial dos problemas e a dor

A dor tem uma importância indispensável em seu crescimento para a maturidade espiritual. De fato, você não pode se tornar semelhante a Cristo sem algum sofrimento. Somos como jóias, moldados com o martelo e o cinzel da adversidade. Se o martelo do joalheiro não for suficientemente forte para nivelar nossas rudes arestas, Deus usa uma marreta. Se formos teimosos, Ele usará uma britadeira.Ele usará o que for preciso.

Os problemas sempre trazem muitos benefícios para as vidas dos crentes:1. Os problemas podem chamar nossa atenção
Eliú disse: "Deus ensina às pessoas através do sofrimento e usa a aflição para abrir nossos olhos." (Jó 36:15)

Este é o único possível benefício para os descrentes, os problemas podem servir para um despertar espiritual proveniente de Deus. C.S. Lewis disse: "Deus nos sussurra em nossos prazeres, mas grita em nossas dores." Raramente mudamos até que nossa dor se torne maior que o nosso medo de mudança. Não é o "ver a luz" mas o "sentir o calor" que chama nossa atenção.

2. Os problemas podem nos ensinar a depender de Deus
Paulo dá um testemunho desse benefício: "Sentimos que estávamos condenados à morte. E percebemos como éramos fracos demais para socorrer-nos a nós mesmos; isso, porém, foi bom, porque assim colocamos tudo nas mãos de Deus, o Único que poderia salvar-nos¦". (2 Coríntios 1:9) Você nunca saberá que Deus é tudo que você precisa até saber que Deus é tudo que você tem.

3. Os problemas podem testar e purificar sua fé
A Bíblia, muitas vezes, compara as provações com o refinamento de metais através do fogo, que queima limpando as impurezas. Pedro disse: "Essas provações são para mostrarem que a fé que vocês têm é verdadeira.(...) Assim a fé que vocês têm, que vale muito mais que o ouro..." (1 Pedro 1:7)

Perguntaram ao ourives: "Como você sabe quando o ouro está puro?" Ele respondeu: "Quando vejo meu reflexo nele." Quando sua fé está pura, as pessoas podem ver o reflexo de Jesus em você.Alguém comparou as pessoas aos sachês de chá. Você não sabe o que há dentro até colocá-los na água. Tiago disse: "Sob pressão, sua fé é forçada a se abrir e mostrar suas cores verdadeiras." (Tiago 1:2) (Tradução livre)

4. Os problemas podem desenvolver nosso caráter
Você não desenvolve seu caráter numa sala de aula, mas nas circunstâncias da vida. Cada situação é uma oportunidade para o desenvolvimento do caráter, mas as circunstâncias que mais nos machucam são aquelas de maior potencial para desenvolver nossa musculatura espiritual e as fibras morais. Paulo disse: "¦pois sabemos que os sofrimentos produzem paciência. E a paciência produz caráter¦" (Romanos 5:3-4)
As circunstâncias do que acontece ao seu redor não são tão importantes quanto aquelas que acontecem dentro de você. As circunstâncias são temporárias, mas o caráter que você desenvolve é para sempre.

5. Os problemas podem preparar-nos para a eternidade
Este é o alvo de Deus a longo prazo. Romanos 8:17 diz: "¦Porque, se participamos dos sofrimentos de Cristo, também tomaremos parte na sua glória."E Pedro nos lembra: "Fiquem felizes com a chance de sofrer como Cristo sofreu. Isso vai prepará-los para uma ainda maior felicidade quando Ele retornar." (Tradução livre)

Estou certo que você percebeu que esses são benefícios potenciais, não garantidos. Os problemas não amadurecem você automaticamente. Muita gente fica amarga e, em vez de melhorar, nunca cresce. Esses benefícios ocorrem somente quando você escolhe dar as respostas certas aos seus problemas. Há algumas verdades que precisam ser lembradas e algumas ações que precisam ser praticadas se você desejar crescer resolvendo seus problemas.

O que lembrar quando as provações chegam

1. Lembre-se que as intenções de Deus são sempre boas
Ele sabe o que é melhor para você e tem em Seu coração o maior interesse por você. Deus disse a Jeremias: "Só eu conheço os planos que tenho para vocês: prosperidade e não desgraça e um futuro cheio de esperança." (Jeremias 29:11)José entendeu isto quando disse aos seus irmãos (que o venderam como escravo): ...vocês planejaram aquela maldade contra mim, mas Deus mudou o mal em bem..." (Genesis 50:20)
Ezequias mostrou o mesmo sentimento sobre os problemas de enfermidade em sua vida:" Eu sei que foi para meu próprio bem que sofri tanta aflição. Mas teu amor me protegeu da destruição na profunda cova..."(Isaias 38:17) Note que Deus o protegeu na cova profunda e da cova profunda!
Deus não quer tirar você das provações. Se Ele fizesse isso, você não teria oportunidade de crescer. Esta é a razão porque Deus diz "não" a algumas orações de libertação que fazemos."Deus está fazendo o melhor para nós, treinando-nos para viver com Ele em santidade." (Tradução livre) Hebreus 12:7

2. Lembre-se que a dor é temporária mas a recompensa é eterna
Moisés foi capaz de suportar 40 anos de pressão constante e problemas de liderança "porque ele estava olhando para frente, para a recompensa." (Hebreus 11:26) Este foi também o segredo de Paulo para enfrentar suas dores: "Nossas tribulações presentes são pequenas e momentâneas. Ainda assim produzem em nós glória imensurável que dura para sempre!" " Considero que os nossos sofrimentos atuais não podem ser comparados com a glória que em nós será revelada." (Romanos 8:18)

Pr. Rick Warren