sexta-feira

Reflexão do Dia

Deus nos fez para sua família.

Em outras palavras, Deus queria uma família. Ele queria mais do que só criaturas. Ele não queria só anjos, animais e plantas. Ele queria uma família. A Bíblia fala que a razão pela qual você existe é porque Deus queria que fizesse parte da sua família, fazendo com que você seja único. E essa família vai durar para sempre.
A Bíblia diz o seguinte, “Seu plano imutável sempre foi nos adotar para a sua própria família, trazendo-nos a si mesmo por meio de Jesus Cristo. E isso lhe trouxe grande prazer.” Ele fez para o seu próprio prazer. Deus queria uma família e queria que fizesse parte dela.
Sua família espiritual, a família de Deus, vai durar mais do que sua própria família terrena. Famílias terrenas não duram. Eles crescem, se mudam, morrem, há o divórcio, a morte. Famílias terrenas não duram. Mas a família de Deus durará para eternidade.
A Bíblia diz que Deus nunca quis que você passasse a vida sozinho. De fato, Deus odeia solidão. Quando Deus criou o homem, Ele o colocou dentro do Jardim do Éden, um ambiente perfeito, e a primeira coisa que disse foi: “Não é bom que o homem esteja só”. Ele não está falando se você vai se casar ou não. Se você casar ou não, não é o ponto. O ponto é que Deus quer colocar você numa família espiritual e essa família é a família de Deus.
Quando você nasceu fisicamente, automaticamente se tornou parte da família humana. Você não teve escolha. O momento em que nasceu, se tornou parte da família humana. Mas se tornar parte da família de Deus é uma escolha. Você tem que escolher fazer parte dela. Você não é automaticamente parte da família de Deus. É sua escolha. A Bíblia fala isso em 1 Pedro, “Deus nos deu o privilégio de nascermos de novo, de modo que agora somos membros da família do próprio Deus.”
O que significa “nascer de novo”? Significa que tomo a decisão de dizer: “Eu não quero ser apenas parte da família humana. Quero ser parte da família de Deus. Vou segui-lo e a seus caminhos.” Significa que tenho um novo começo na vida: Tudo que tenho feito de errado. Tudo que arrependi de ter feito. Toda a vergonha. Tudo que desejo não ter feito no passado. Deus fala: “ Foram todos apagados, perdoados! Comece de novo. Nós vamos te dar um quadro limpo.” É como recomeçar novamente. Nova vida. Novo começo. É isso que significa – nascer de novo. Não é como reencarnação. Significa que você tem um novo começo na vida.
O que é a família de Deus? “Essa família é a igreja do Deus vivo, o apoio e fundamento da verdade.” Isto é muito importante. A igreja não é uma instituição, não é burocracia, não é uma organização e não é um clube social. A igreja é a família de Deus. Não entendo porque algumas igrejas não entendem isso. Não é sobre regras, regulamentos, rituais e religião. É sobre relacionamentos. A igreja é sobre aqueles que decidiram fazer parte da família de Deus para sempre e é sobre amor. É sobre relacionamentos.
Diz, “Essa família é o apoio e fundamento da verdade.” Sublinhe “apoio e fundamento”. O que acontece quando um prédio não tem apoio e fundamento? Ele desaba. Se você não tem apoio e fundamento no alicerce do prédio, ele desabará quando o terremoto vier.
Deus fala que sua vida é a mesma coisa. Você terá alguns terremotos na sua vida – terremotos pessoais, financeiros, na saúde e emocionais. Talvez tenha terremotos em seu casamento, se você se casar. Você terá terremotos na carreira. Quando esses tempos difíceis vêm na sua vida, se não tiver uma família espiritual, você vai desabar. Você não conseguirá cumprir os propósitos de Deus sozinho. Deus nos criou com a necessidade de outras pessoas na sua vida. Precisamos um do outro na família de Deus.
É por isso que na nossa igreja trabalhamos com grupos pequenos. Quando você tem um problema e faz parte de um pequeno grupo, eles te ajudam. Quando está no hospital, eles cuidam das suas necessidades. Quando precisa que alguém traga uma refeição para você porque está doente, eles trazem a refeição. Na igreja cuidamos uns dos outros. Honestamente, sinto pena de pessoas que não têm uma família espiritual para cuidar deles quando estão numa crise.
1 Pedro diz isso, “Mostrem um amor especial pelo povo de Deus.” Você está fazendo isso? Você ama sua família espiritual? Talvez você está dizendo, “Nem mesmo tenho uma!” Convidamos você para fazer parte da Comunidade Cristã na Cidade dos Funcionários. Tem muitas famílias espirituais boas nessa região. Escolha uma.

Por que isso é importante – amar sua família espiritual? Porque quando você chegar ao céu, terá duas coisas para fazer: a primeira é amar Deus e a segunda é amar as outras pessoas. É chamado adoração e comunhão. O que Deus quer faça enquanto está aqui na terra? A mesma coisa. Treine! Ele não só quer que você o ame, mas também quer que ame os outros. Por que? Porque Deus é amor. Ele quer que você treine.

O segundo propósito da vida é aprender amar aos outros.

O primeiro propósito da vida é aprender amar Deus e o segundo propósito da vida é aprender amar as outras pessoas. Porque Deus quer que você seja como Ele. Ele te ama e ama os outros. É por isso que você precisa de uma igreja local. É um laboratório para aprender a amar a família de Deus.

Escuto pessoas falando o tempo todo: “Eu não preciso de uma igreja. Posso sair na natureza sozinho e adorar a Deus sozinho na natureza.” Claro que pode. Quem você acha que criou a natureza? Deus! É por isso que você se sente tão próximo de Deus na natureza. É claro que pode adorar Deus sozinho na natureza.

Mas você não consegue amar outras pessoas na natureza sozinho. É por isso que precisa de uma família. E Deus quer que aprendamos o amor verdadeiro. Isso quer dizer aprender a amar as pessoas de forma real, não somente de forma ideal. Então Ele colocou algumas pessoas ao nosso redor que são difíceis de amar. Eu as chamo de “lixa celestial”. Conhece alguém assim? Eles te esfregam da maneira errada. Deus quer ensinar o amor verdadeiro a você – “Morar em cima com aqueles que amamos, ó glória. Mas morar em baixo com aqueles que conhecemos, isso é outra história!”

Cada família tem um Tio Mané, meio esquisito. Ele vem para o almoço de Páscoa e você está pensando, “Ah não! Tio Mané estará lá!” Tem em cada pequeno grupo, em cada família, em cada igreja. Deus os coloca intencionalmente nesses lugares para que possamos aprender a amar. A luz está acesa, mas ninguém está em casa. Algumas batatas fritas a menos no Lanche Feliz. O elevador não vai até o final. Eles não conseguem pegar todas as dicas sociais.

Se não vem à sua mente imediatamente de quem estou falando, eu temo falar, mas é você! Se aquela pessoa não vem à mente – “Quem é a pessoa na minha família que é assim?” É você! Mas nós precisamos de você e você precisa de nós. Porque Deus quer que aprendamos o amor verdadeiro. É fácil amar os “amáveis”. Mas Deus nos coloca perto de outras pessoas, que são um pouco difíceis de amar, porque você não pode cumprir os propósitos de Deus sozinho. Ninguém tem tudo sobre controle. Eu não tenho, você não tem. É por isso que precisamos um do outro.

A Bíblia diz, “Assim também em Cristo nós, que somos muitos, formamos um corpo, e cada membro está ligado a todos os outros.”

Vamos revisar. Primeiro, você foi planejado para agradar a Deus. Então o primeiro propósito da vida é conhecer e amar Deus também. Segundo, Deus te fez para sua família, então o segundo propósito da vida é entrar numa família espiritual e começar a aprender amar outras pessoas. Amar Deus e amar outras pessoas.

Pr. Rick Warren